Pesquise direto (no 100 1/2 PALAVRA ou na WEB)

Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 29 de julho de 2010

[NI] Dica: Os desafios numa seleção

 

Olá Pessoal
Achei interessante essa dica e estou dividindo com vocês.
Espero que seja útil para alguém.
Bjsss...
Maryah Nogueira
Sete Lagoas - MG
maryah70@gmail.com

Dificuldades no processo para contratar pessoas são enfrentadas dos dois lados: tanto pelo entrevistado como pela empresa
A hora de procurar um emprego pode ser difícil para muitos. Preparar currículo, subir e descer a cidade para entregá-los nas empresas, entrar em contato com amigos e conhecidos que estão no mercado, além, claro, da natural ansiedade na espera por um retorno.
Apesar disso tudo, há outro momento que pode ser o trampolim para a realização ou um balde de água fria: a entrevista. Esse processo de seleção já tornou-se padrão na maioria das empresas, mas é essencial para o sucesso das duas partes.
Diretor da Bratt Consultoria, Kleber Leite atua há 28 anos com a área organizacional e destaca as mudanças que o mercado vem enfrentando. "Antes, a maior análise era pelo currículo. Hoje, as empresas trabalham com psicólogos que fazem a avaliação pessoal e os administradores que veem o perfil profissional. Só que, uma vez feitos os testes, pode acontecer de o funcionário chegar para trabalhar e haver um choque com a cultura da empresa", aponta ele.
De acordo com o consultor, atualmente, o maior capital é o humano e a tendência é haver uma adaptação, na medida do possível, da empresa ao funcionário. "É a maior tecnologia que uma empresa tem. Há um crescimento na demanda profissional, mas há uma maior exigência dos dois lados. Os candidatos estão mais preparados, qualificados e não aceitam qualquer proposta. As empresas estão até oferecendo salários diferenciados para manter seus talentos", explica Kleber Leite.
O outro lado
Quem já passou por uma entrevista sabe que o nervosismo bate. A segurança no próprio potencial, a certeza de que se está capacitado para o posto, assim como técnicas de relaxamento são elementos que diminuem o estresse e podem ajudar o candidato a enfrentar esse tipo de situação numa boa.
Apesar disso, muitos cometem erros discretos, não expressados verbalmente, mas que denotam a tal ansiedade. Segundo especialistas, 70% da comunicação humana se dá no nível subconsciente e acaba sendo denunciada por pequenos gestos e atitudes. Braços cruzados, balançar o corpo, girar a cadeira, mexer várias vezes no cabelo, por exemplo, podem distrair o selecionador e fazer com que ele perca a atenção que deveria estar voltada à fala do candidato.
A dica, segundo profissionais que atuam em departamento de recursos humanos é ser natural, já que é impossível controlar 100% a própria linguagem corporal. Sendo natural, o entrevistado evita que o corpo diga algo diferente das palavras.
O filtro, durante a seleção, tornou-se mais rigoroso. Kleber reforça, "antes, as empresas contratavam por indicações. Já o currículo aceita o que a gente quiser. É uma carta em que se escreve tudo o que deseja e como queremos ser vistos. As empresas de Recursos Humanos estão eliminando os currículos, porque alguns aparecem errados demais".
Diferente de antes, quando a contratação surgia na base da formação acadêmica e cursos extracurriculares, hoje é necessário identificar um conjunto de competências que vão representar o candidato como sendo um talento em potencial. "Há uma peneira muito grande. Eu citaria, basicamente, três: o próprio profissional, a empresa contratante e a de seleção", alerta o diretor Kleber Leite.
Critérios avaliados
Dessa forma, tornou-se fundamental desenvolver novos conceitos e métodos de seleção, que sejam capazes de avaliar precisamente as competências ligadas não apenas aos conhecimentos técnicos, mas também às características pessoais e da personalidade do futuro profissional. Entre elas, a disposição à função, se o candidato está apto a realizar as atribuições exigidas, perfil compatível com a política da empresa, capacidade de inovação e desenvolvimento de soluções práticas dos problemas; além de comprometimento com uma constante atualização, perfil de liderança, cooperação, flexibilidade, ousadia, ambições práticas, entre outros.
MAIS INFORMAÇÕES
Bratt Consultoria
Site: www.bratt.com.br
Av. Barão de Studart, 2500 Sala 306, Aldeota, Fortaleza-CE
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=820858

Fonte: NISEG “Quanto mais dividirmos, mais multiplicaremos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação no 100 1/2 PALAVRA é essencial. Obrigada!

Mais vistos esta semana

Receba boletim informativo periódico