Pesquise direto (no 100 1/2 PALAVRA ou na WEB)

Related Posts with Thumbnails

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Falta de mão de obra qualificada é desafio para empresas brasileiras

 

De acordo com a pesquisa Global CEO Study 2010, 50% dos CEOs brasileiros revelaram que a falta de mão de obra qualificada é ainda um grande obstáculo para o sucesso das empresas.
Ricardo Gomez, líder de serviços em consultoria da IBM para a América Latina, afirmou que o déficit de profissionais se dá tanto no nível estratégico quanto para funções operacionais dentro da organização.
O relatório também revelou que a preocupação dos CEOs brasileiros com as competências dos profissionais se dá em outras áreas da pesquisa.
No quesito qualidade de liderança, os executivos locais concordam com os CEOs do resto do mundo que 'criatividade' seguida de 'integridade' devam ser as principais aptidões de um líder. 'Dedicação' - a terceira qualidade, apontada por 38% dos brasileiros - não entrou para a agenda dos CEOs de alta performance - os que atuam em organizações que obtiveram os melhores resultados financeiros mesmo durante períodos de oscilação econômica. Para eles, 'influência' e 'pensamento global' são atributos mais importantes.
Em relação à competência na execução, 55% dos entrevistados brasileiros  indicam a 'responsabilidade individual' (accountability) como principal característica para que as empresas alcancem o sucesso nos próximos anos. Em contrapartida, 45% dos CEOs de organizações de alta performance consideram a 'rapidez na execução' a competência de maior destaque nessa categoria.
Já os 'fatores tecnológicos', apontados como a segunda força externa de impacto nas organizações pelos CEOs globais, não são tratados como urgência para os brasileiros.  Para eles, 'questões regulatórias' e 'fatores macroeconômicos' são temas mais importantes do que tecnologia. "O CEO brasileiro demonstra apostar o sucesso de seus negócios mais nas pessoas do que em processos e sistemas. Ele valoriza as horas dedicadas à empresa, e a responsabilidade individual na prestação de contas do trabalho realizado é considerada atributo primordial", explicou Gomez.
A pesquisa foi realizada pela IBM com mais de 1,5 mil CEOs de 33 segmentos de mercado de 60 países, incluindo o Brasil, entre setembro de 2009 e janeiro de 2010.

Fonte: Imasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação no 100 1/2 PALAVRA é essencial. Obrigada!

Mais vistos esta semana

Receba boletim informativo periódico