A Era Digital chegou definitivamente ao mercado de televisões. A partir dos próximos meses, veremos brigas ferrenhas pela preferência do consumidor, graças às operadoras que, cada vez mais, tentam fazer da tela da TV a tela de um computador, com todas as possibilidades de navegação que a internet traz.
A Telefônica, por exemplo, apresentou durante a ABTA 2010, a maior feira de TV por assinatura da América Latina, o OnVideo. Com ele, o usuário pode acessar um catálogo online de filmes e alugá-los. Locando um dos títulos por R$ 3,90, o usuário tem entre 24h e 48h para assisti-los. Além disso, também há a possibilidade de compra, em que o filme fica armazenado no hard disk interno.
A grande sacada, porém, já aparece de pano de fundo. Uma das características do OnVideo é a possibilidade de o usuário visualizar na TV todo o conteúdo multimídia pessoal e acessar um portal, com informações atualizadas minuto a minuto, trazendo notícias, clima, esporte e até horóscopo. O novo serviço estará disponível para a dobradinha entre a Telefônica e TVA.
Uma outra operadora que se apressou em desenvolver sua tecnologia foi a Net, que está às vésperas de enfrentar uma batalha desenfreada com sua nova concorrente dentro do estado de São Paulo: a GVT. A Net passa a oferecer canais digitais, fazendo com que toda a programação de sua grade esteja disponível ao clique de um único controle. A promessa é de gravações programadas em hard disk e total interatividade com os programas digitais exibidos. Outra novidade é a velocidade de internet, que deixa os Kbps para os museus e expande-se para o mínimo de 1 mega!
A GVT corre por fora e assusta ao dar entrada no Estado de São Paulo. Com um apelo forte ao marketing e à tecnologia digital, a empresa começa a operar em Sorocaba e Jundiaí oferecendo preços de banda larga bem abaixo do praticado no mercado. Ao mesmo tempo em que atua online, a GVT ainda oferece serviços em telefonia e, pra fechar o tripé de serviços, a operadora lançará até o fim do primeiro semestre de 2011, a sua própria programação de TV Digital, também a baixo custo. As suspeitas foram confirmadas quando a diretoria da empresa encerrou os contratos e parcerias que tinha com a Sky.
Quem ganha com a briga tecnológica são os consumidores que, antes, estavam fadados a algum tipo de monopólio ou limitação de serviços. A tendência é que as empresas pratiquem preços mais baixos ou ofereçam mais vantagens e aproveitem-se dos contratos de fidelidade para permanecerem vivas no mercado.
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Fábio Grinberg é empresário, proprietário da empresa Mr.Grin e presidente da Top Google. Especialista em marketing digital e no desenvolvimento tecnológico de marketing para empresas, é certificado Google Advertising Professional.
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